Foto: Leo Aversa
A Brava Arena Jockey, na Gávea, no Rio de Janeiro, passará a abrir suas portas também às quartas-feiras a partir de 29 de outubro com “O Baile da Música Brasileira” com a participação d’O Cordão do Boitatá, que celebra 30 anos de bloco em grande estilo.
Ao todo, serão oito espetáculos gratuitos em encontros inéditos com grandes nomes da música brasileira, convidando o público a dançar, cantar e descobrir que muitos sucessos populares, presentes no imaginário nacional, são músicas regionais como forró, ijexá, sambas de roda, maracatus, frevo e samba de roda.
Em nota para a imprensa, Kiko Horta, integrante d’O Cordão do Boitatá, comentou, lembrando do tradicional desfile do bloco no carnaval de rua carioca, realizado anualmente na Praça XV, no Centro do Rio:
“A série de oito encontros inéditos no Baile da Música Brasileira com O Cordão do Boitatá é a realização de um grande sonho. Poder criar arranjos novos com a orquestra para voarmos junto de nomes da música brasileira, de vertentes e gerações diferentes, num espaço lindo, com som bom e gratuito para o público é muita onda. Uma construção que sempre buscamos ao longo de toda nossa caminhada. É um momento muito feliz, de celebrar 20 anos de Baile Multicultural na Praça XV, e os 30 anos de Cortejo da Orquestra de Rua. Farra boa que percorre a música brasileira onde o público poderá dançar sambas, frevos, forrós, maracatus, cirandas, ijexá, jongo, samba reggae, carimbó e muito mais!”
Além de Kiko (direção musical, sanfona, piano e voz), o bloco é formado por Thiago Queiroz (sax barítono e alto), Cristiane Cotrim (cavaquinho e voz), Edu Neves (sax tenor e soprano), Everson Moraes (trombone), Nailson Simões e Maico Lopes (trompete), Luiz Flávio Alcofra (violão), Alexandre Romanazzi (flauta e flautim), Paulino Dias (percussão), Mangueirinha (percussão), Quininho da Serrinha (percussão), Marcus Thadeu (percussão), Rodrigo Scofield (bateria) e Bruno Aguilar (baixo).
Vale lembrar que, em 2022, O Cordão do Boitatá foi reconhecido pela ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) como Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, recebendo da Câmara dos Vereadores a medalha Pedro Ernesto e Mérito Cultural pela Secretaria de Cultura.
Em 2024, inclusive, os integrantes lançaram dois álbuns aclamados pela crítica: Dos pés a cabeça e Na Praça, com a orquestra de palco trazendo músicas inéditas de Kiko Horta em parceria com Herminio Bello de Carvalho, Vidal Assis, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Lazir Sinval, Thiago Queiroz, Marina Iris e Manu da Cuíca.
O Baile é apresentado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio da Brava, com a realização da Kappamakki, Ministério da Cultura e Governo Federal.
CONVIDADOS
Dia 29/10: Elba Ramalho / Geraldo Azevedo / Lia de Itamaracá
Dia 05/11: Spok / Catia de França / Mariana Baltar
Dia 12/11: Anastacia / Armandinho / Marcelo Mimoso
Dia 19/11: Orunmila / Mary Zelia / Marina Iris
Dia 26/11: Juliana Linhares / Roberta Sá / Rita Benneditto
Dia 03/12: Teresa Cristina / Negadeza / Marcos Sacramento
Dia 10/12: Lazzo Matumbi / Jongo da Serrinha / Marquinhos de Oswaldo Cruz
Dia 17/12: Gaby Amarantos / Felipe Cordeiro / Moyseis Marques
SERVIÇO:
O BAILE DA MÚSICA BRASILEIRA COM O CORDÃO DO BOITATÁ na BRAVA ARENA JOCKEY
Datas: dias 29/10, 05/11, 12/11, 19/11, 26/11, 03/12, 10/12 e 17/12
Endereço: Praça Santos Dumont, 31 – Gávea – Rio de Janeiro
Horários: 18h (abertura da casa) e 20h (baile)
Entrada gratuita
A retirada dos convites será feita pelo site www.eventim.com.br/bravaarenajockey
Os ingressos de cada semana serão liberados na quinta-feira da semana anterior.
Classificação etária: 18 anos
