Foto: divulgação
Depois do falecimento de Chester Bennington em 2017, o Linkin Park entrou em hiato e, após a trágica morte de seu vocalista, por muito tempo ninguém sabia se a banda voltaria a fazer apresentações, ou até mesmo uma turnê.
Nos anos que seguiram a partida de Bennignton, o que acontecia eram apenas performances esporádicas de Mike Shinoda com outros artistas, nas quais ele cantava algumas músicas do grupo que dominou o Nu Metal com hits como “In The End” e “Somewhere I Belong”.
Uma nova era
Foi em 5 de setembro de 2024 que tudo mudou e o Linkin Park fez o anúncio oficial de seu retorno com a adição da cantora Emily Armstrong e a divulgação da data de lançamento de seu novo álbum de inéditas, From Zero.
Em uma transmissão ao vivo e com casa cheia, a banda apresentou tanto Emily como algumas novas canções que, a princípio, foram controversas entre os fãs. Muitos estavam felizes pela volta da banda e pela nova vocalista, mas parte não aceitava a ex-integrante do Dead Sara.
Público dividido
Os críticos alegavam que ela não seria digna de estar no posto de Chester. Porém, Armstrong tinha o Linkin Park ao seu lado, como o próprio Shinoda deixou claro em entrevista a rádio Alt. 98.7 de Los Angeles:
“Nós queremos que a Emily seja a Emily. As músicas são as músicas e a Emily é a Emily. Houve um tempo, no início de 2019 ou 2020, o qual me lembrei que eu estava assistindo a vídeos de uma banda de cover e, depois, apareceu uma banda cover do Linkin Park no meu feed. Os fãs estavam adorando. Eles diziam: ‘Oh meu Deus, essa pessoa é tão boa. Eles soam muito parecidos com Chester.”
Com algumas datas marcadas estrategicamente para sentir se o público acolheria bem tanto a nova fase da banda quanto a Emily, o Linkin Park se apresentou em alguns países, sendo um deles o Brasil, onde o show teve transmissão ao vivo pela Multishow com o lançamento de From Zero acontecendo no mesmo dia.
Aceitação de Emily
A partir deste momento, não houve dúvidas, Armstrong era a escolha perfeita para integrar o Linkin Park. Com seu jeito único, divertido e com uma voz extremamente potente, Emily mostrou que tem toda a força para ser uma frontwoman de respeito de uma das maiores bandas dos últimos tempos, além de ter mostrado uma química inegável ao lado de Mike Shinoda, pois os dois quando estão no palco soam como um só.
Jornada de redenção
A cantora pode ter precisado de um tempo para convencer os fãs mais resistentes, mas, no final das contas, ampliou sua rede de admiradores e vem ajudando a reescrever a história do Linkin Park, em uma trajetória tão linda e relevante como a que Chester contribuiu para formar no passado.
Por isso, From Zero se tornou um marco extremamente importante na trajetória do LP, provocando o ressurgimento de um grupo que sempre esteve presente no coração dos fãs e agora caminha para algo mais maduro sem perder a sua essência.
O que vem por aí
É isso que podemos esperar para os shows no país. Não queremos apenas um setlist cheio de hits, mas também as novas músicas que já estão na boca dos fãs. Quem a gente encontra por Curitiba (5/11), São Paulo (8/11) e Brasília (11/11)?
