top of page
Foto do escritorLucca Adams

Em noite chuvosa, Chris Brown retorna ao Brasil com performance memorável e nostálgica em São Paulo

Crédito: Camilla Lago | @camillago_Photo


Após uma longa ausência, Chris Brown finalmente fez seu tão aguardado retorno aos palcos brasileiros. O cantor entregou uma performance memorável durante a primeira noite da "11:11 Tour" em São Paulo, destacando não apenas a sua trajetória de quase duas décadas, mas também o impacto global de sua música.


O espetáculo começou de forma grandiosa, com uma contagem regressiva que introduziu imagens marcantes do cantor ao longo de sua carreira. Esse recurso preparou o público para um show nostálgico e energético, com o setlist organizado de maneira única, dividindo os sucessos por períodos específicos de sua trajetória artística.


Crédito: Camilla Lago | @camillago_Photo


A abertura foi marcada por “Angel Numbers/Ten Toes” - lançada como música de abertura de seu décimo primeiro álbum de estúdio, que leva o nome da turnê - com introdução melódica, que rapidamente evoluiu para um ritmo mais dinâmico marcado pela diferença de BPM impulsionado por cada faixa, revelando uma experiência repleta de energia, coreografias precisas e momentos em que o cantor e sua equipe de dança impressionaram com movimentos que elevaram a performance.


Diferente da turnê apresentada nos Estados Unidos, onde o show era dividido em atos representando os quatro elementos (fogo, água, ar e terra), no Brasil, a estrutura foi ajustada para focar em períodos marcantes da carreira do artista. Essa escolha trouxe um toque de nostalgia, guiando o público por hits que marcaram diferentes fases da trajetória de Chris Brown:


● 2005 - Caracterizado por uma estética escolar com telões que foram transformados em visuais de lockers e seus dançarinos com roupas esportivas, marca a era de seu álbum homônimo - lançamento de carreira aos 16 anos. Singles como “Run It!”, “Gimme That”, “Poppin’”, “Say Goodbye" e “Yo (Excuse Me Miss)" fizeram parte dessa seleção.


● 2007 - Brown iniciou a apresentação cantando “Wall to Wall", do seu segundo disco de estúdio, “Exclusive" (2007), recriando a cena do videoclipe da faixa ao sobrevoar o Allianz Parque, acompanhado de cabos de aço, destacando a ousadia do artista. O cantor também incluiu sucessos como “Kiss Kiss” - sampleada pela cantora Melody em parceria com Naldo Benny em 2023 - e “With You” com apresentação em um palco secundário mais intimista.





● 2011 - "F .A.M.E.” é notável por sua diversidade sonora, incorporando elementos de R&B, pop, dance, hip-hop e até elementos de eletrônica. A transição para um som mais dançante foi evidente, com faixas mais energéticas que se destacaram nas paradas com seu lançamento. Foram selecionadas “Deuce” e “Look At Me Now”, ainda no palco secundário.


O show foi dividido em blocos temáticos, intercalados por sets do DJ Fresh, permitindo que “Breezy” trocasse de figurino para entrar em cada set de forma personalizada, e mantivesse a adrenalina do público em alta.


Crédito: Camilla Lago | @camillago_Photo


Além de seus primeiros discos, Chris Brown recebeu o público com trabalhos mais recentes, fazendo os fãs vibrarem e se emocionarem com as performances de “No Guidance” e “Under The Influence” (2019) e seu grande sucesso “Loyal” (2014). O cantor provou nesta noite de 21 de dezembro que, além de números nas plataformas, sabe conduzir o palco com excelência, mostrando um gingado de invejar.


Um destaque especial foi a personalização do show para o público brasileiro. O telão e os produtos oficiais (merchandising) contaram com elementos que incluíam a bandeira do Brasil, criando uma conexão emocional com os fãs locais após 14 anos esperando o artista retornar ao país.



Crédito: Camilla Lago | @camillago_Photo


O show teve seu encerramento com a faixa “Forever” (2008) em um luminoso céu provocado pela queima de fogos de artifícios. A música se destacou por sua pegada energética que se tornou popular em boates e festas após conquistar o topo das paradas, ganhando ainda mais atenção com o viral video de casamento "JK Wedding Entrance Dance", onde um grupo de amigos dançou ao som do hit durante a entrada dos noivos, que eventualmente, fez com que os criadores da série norte-americana “The Office” se inspirassem para uma recriação em uma cena semelhante na produção.





O sucesso de Chris Brown pode ser atribuído à sua combinação de habilidades vocais, talento para a dança e versatilidade musical, que o destacaram na indústria da música, visto que sua capacidade de transitar entre R&B, hip-hop e pop ampliou seu apelo a diversos públicos. O cantor, mesmo não dispensando o uso de reforços vocais em apresentações ao vivo, construiu uma carreira sólida, com vendas de álbuns multi-platina e bilhões de streams nas plataformas digitais, que reforçam sua

capacidade de se reinventar e permanecer relevante ao longo dos anos.


Crédito: Camilla Lago | @camillago_Photo



Comments


bottom of page