Foto: divulgação
Prêmio ambiental mais prestigioso e impactante do mundo, o Earthshot anunciou nesta quarta-feira (22) o elenco de estrelas globais que apoiarão a noite de premiação em 2025.
O evento que será realizado em 5 de novembro no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, terá apresentações de Anitta, Gilberto Gil, Kylie Minogue, Seu Jorge e Shawn Mendes, além da introdução em formato de trailer de “Meet the World’s True Action Heroes” (“Conheça os Verdadeiros Heróis de Ação do Mundo”), narrado por Matthew McConaughey.
O vídeo apresenta os 15 finalistas do Prêmio Earthshot 2025 e mostra suas soluções que estão transformando o mundo para melhor, porque “quando o desafio é maior – é quando os heróis se levantam”.
O ponto culminante da noite acontecerá com o Summit, programa de três dias que inclui eventos de alto nível, reuniões bilaterais e a Impact Assembly, realizada no Rio de Janeiro de 3 a 5 de novembro, quando cinco finalistas serão premiados com £1 milhão cada para impulsionar ou expandir seus projetos, reconhecendo sua conquista e potencial.
Algumas das personalidades mais influentes do mundo se unirão ao Prêmio Earthshot no Rio para dar destaque a essas inspiradoras soluções ambientais e celebrar sua liderança exemplar. Em nota para a imprensa, Seu Jorge, uma das vozes mais marcantes do Brasil e vencedor do Latin Grammy por três vezes, comentou:
“Os verdadeiros heróis de hoje são as pessoas que estão lá fora fazendo o trabalho, restaurando florestas, limpando rios e cuidando dos lugares que chamamos de lar. O trabalho deles nos lembra que curar a Terra começa com pequenos atos de coragem, e tenho orgulho de fazer parte do Prêmio Earthshot, celebrando esse espírito e as pessoas que se recusam a desistir do nosso planeta.”
Apresentada pelo premiado comunicador brasileiro Luciano Huck, a premiação também contará com diversos apresentadores de destaque, incluindo Cafu, um dos maiores laterais da história do futebol brasileiro, jogador com mais partidas pela Seleção e capitão da equipe campeã da Copa do Mundo de 2002, e a ginasta Rebeca Andrade, a atleta brasileira e latino-americana mais condecorada da história, com seis medalhas olímpicas e nove mundiais.
Eles serão acompanhados pelo tetracampeão mundial de Fórmula 1 Sebastian Vettel, conhecido por seu compromisso com causas ambientais, e pela ativista indígena brasileira Txai Suruí, integrante do Grupo Consultivo de Jovens sobre Mudanças Climáticas do Secretário-Geral da ONU e uma das principais vozes em defesa dos povos indígenas e do meio ambiente no Brasil.
Para lembrar o mundo da urgência das cinco categorias do Earthshot, a atriz e humanitária sul-africana Nomzamo Mbatha emprestará sua voz a cinco curtas-metragens que serão exibidos durante a premiação. Já a Embaixadora Global do Prêmio Earthshot explicará por que devemos Proteger e Restaurar a Natureza, Limpar o Ar, Reviver os Oceanos, Construir um Mundo sem Desperdício e Consertar o Clima.
A noite repleta de estrelas será transmitida para um público sem precedentes de 34 milhões de pessoas no Brasil e no Reino Unido, em parceria com a BBC e a Globo, sendo exibida no Multishow e Globoplay em 5 de novembro, com um programa especial de destaques na TV Globo em 7 de novembro, e posteriormente disponível na BBC a partir de 8 de novembro. Esta será a maior audiência televisiva da história do prêmio, amplificando as histórias dos vencedores ao redor do mundo como nunca antes.
Além das estrelas confirmadas para a Noite de Premiação, o Prêmio Earthshot anunciou recentemente que Gisele Bündchen, uma das supermodelos mais icônicas do mundo, filantropa e autora best-seller do New York Times, está se juntando ao Conselho do Prêmio.
Gisele é defensora apaixonada de causas sociais e ambientais, e a primeira brasileira a assumir esse papel, ao lado de outros líderes de destaque como Príncipe William, Rainha Rania Al Abdullah, Cate Blanchett, Sir David Attenborough, Ernest Gibson, Hindou Oumarou Ibrahim, Indra Nooyi, Luisa Neubauer, Naoko Namazaki, Dra. Ngozi Okonjo-Iweala, José Andrés, Wanjira Mathai e Nemonte Nenquimo.
O Prêmio Earthshot anunciará mais detalhes sobre o evento ainda neste mês, com novas surpresas antes de desembarcar no Rio de Janeiro no início de novembro. Imperdível!