The Town reforça compromisso social e ambiental em 2025

The Town reforça compromisso e anuncia novas iniciativas de impacto social, cultural e ambiental 

Dos mesmos criadores do Rock in Rio, que há quatro décadas comprova o poder da cultura como agente de transformação, o The Town nasceu em 2023 e será realizado mais uma vez no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, entre os dias 6 e 14 de setembro.

Seguindo os passos de seu irmão mais velho na construção por um mundo melhor, nesta segunda edição, quem passar pelos portões da Cidade da Música vai encontrar, além de palcos grandiosos e experiências mágicas, iniciativas que dialogam com os princípios de ESG, trazendo diversidade, inclusão, sustentabilidade, combate à fome, preservação ambiental, direitos humanos, entre outros.

As ações preparadas para 2025 passam pelo Espaço Plural, área da Rock World dedicada ao diálogo e à convivência; o Palco Quebrada, que traz em diversas frentes a potência das periferias brasileiras; os ingressos sociais, que democratizam o acesso ao festival; o projeto Realeza da Quebrada, que leva protagonismo periférico para o centro da Cidade da Música; a parceria com a Feira Preta, trazendo empreendedores para venderem seus produtos dentro do festival; a gestão de resíduos, com a meta de ter todos os resíduos desviados de aterro, destinando-o para reciclagem, compostagem ou coprocessamento; a compensação de carbono, com a contabilização das emissões; o Prêmio The Town Atitude Sustentável, que desde 2008 premia parceiros do festivais da Rock World por suas práticas sustentáveis; a nova operação de copos retornáveis; o leilão de experiências e instrumentos ao lado da ‘Fans for Change’ – que destina recursos para projetos socioambientais no Pará; e um amplo plano de acessibilidade, reafirmando seu compromisso de ser um evento acessível e inclusivo.

Em nota para a imprensa, Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World:

“Desde a sua criação, o The Town nasceu com o compromisso que vai além da música, cultura e arte. Nosso objetivo é transformar a Cidade da Música em um espaço de impacto positivo, onde iniciativas ESG caminham lado a lado com os grandes shows que vamos receber. Esse olhar, que vem do nosso movimento “Por Um Mundo Melhor” na Rock World, também é o que nos move a cada edição dos nossos festivais: reunir milhares de pessoas em paz e harmonia usando a música e o entretenimento como elo de união, provando, como sociedade, que somos capazes de fazer um mundo melhor para todos através das nossas escolhas individuais. Assim como o Rock in Rio vem fazendo há 40 anos, o The Town também já vem deixando um legado real, mostrando que grandes eventos podem se tornar agentes de transformação ao inspirar os fãs e o mercado e realizar mudanças concretas na sociedade.”

Antes de chegar diretamente ao público, é importante olhar para dentro de casa. Por isso, a Rock World implementa diversas ações internas que estão alinhadas ao ESG. Em 2021, a empresa anunciou um conjunto de metas de sustentabilidade – alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável promovidos pela ONU – a serem cumpridas até 2030 e que visam aumentar o seu impacto positivo nos pilares social, ambiental e econômico, também envolvendo colaboradores, fornecedores e parceiros.

Nesta edição do The Town, a Rock World também comemora uma grande conquista: a empresa foi premiada com o Selo IGUAL, criado pela plataforma Women’s Music Event (WME) para reconhecer iniciativas que promovem a equidade de gênero em line-ups e equipes de produção no cenário musical brasileiro. Receber essa certificação reforça, de forma concreta, o compromisso da Rock World com a diversidade e a inclusão de gênero, valores centrais em seu posicionamento estratégico. A conquista também valoriza o trabalho que já vem sendo desenvolvido e fortalece a reputação da empresa como uma organização inovadora, plural e engajada com causas sociais relevantes.

Outra iniciativa que reflete o compromisso da Rock World com a transformação social está na forma como a empresa conduz seus festivais e as relações internas. A organização reafirma seu compromisso com os Direitos Humanos, garantindo respeito à dignidade para todas as pessoas envolvidas – colaboradores, prestadores de serviço, parceiros, fornecedores e patrocinadores. No The Town, por exemplo, todos os profissionais recebem capacitação por meio do protocolo Não se Cale, em parceria com a Secretaria de Políticas para a Mulher, que também estrutura fluxos de segurança e acolhimento às mulheres durante os cinco dias de festival. A ação se soma à presença do Ônibus SP Por Todas e da tenda de acolhimento no Autódromo de Interlagos, oferecendo suporte físico, psicológico e jurídico ao público. Além disso, o festival também incorpora iniciativas como o protocolo Não é Não, em parceria com o Instituto Glória, reforçando uma rede de cuidado e prevenção contra a violência de gênero.

Acreditando no poder do entretenimento para transformar realidades, a Rock World conecta pessoas, derruba muros e constrói pontes, levando esses valores para além dos palcos, alcançando bastidores, escritórios e até as ruas. Com mais de 25 mil profissionais mobilizados por projeto, em uma cadeia que envolve empresas parceiras e contratadas e subcontratadas, a empresa atua de forma ética, plural, segura e sustentável, influenciando, educando e promovendo mudanças concretas que cuidam do presente e preservam o futuro.

Quem quiser vivenciar toda a experiência do The Town não pode deixar para depois e garantir seu acesso exclusivamente online por meio da plataforma Ticketmaster Brasil. Para quem quer montar sua agenda pessoal de shows, os horários de toda a programação do evento em 2025 podem ser encontrados aqui.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top